LENDAS, MITOS, FOLCLORE

As lendas e mitos nos proporcionam repertório vasto para o trabalho escolar. Muitos são os mitos já reconhecidos entre as crianças, que sempre se interessam por estes e, também se mostram interessados em conhecer outras lendas. As lendas, auxiliam no entendimento de nossas culturas ao mesmo tempo que nos brindam com a ludicidade literária. No acervo da biblioteca encontramos mitos e lendas brasileiras e de outros países e tempos. Também temos livros com demais temas folclóricos.

DESTAQUE DO MÊS (AGOSTO):

Sendo o mês de agosto o "Mês do Folclore", foram escolhidos para o destaque mais de um livro, com ênfase para o folclore brasileiro. Mas cabe lembrar que ao elegermos um mês para o Folclore, não significa que não se deva trabalhar com este nos demais meses do ano. Destacar a data é para o aspecto comemorativo, que valoriza essa temática, mas o folclore está presente no nosso dia a dia e muito auxilia nos aspectos culturais e identitários, revelando muito do que somos e do que nos constituiu no decorrer da nossa história.

  • No livro "AMAZONAS - NO CORAÇÃO ENCANTADO DA FLORESTA", de Thiago Melo, com ilustração de Andrés Sandoval, editado pela CosacNaify, encontramos contos que falam do Curupira, da Iara e outros. O livro foi distribuído pelo PNBE/MEC-FNDE, de 2005.
  • "LENDAS DO VELHO CHICO" de Claudia Lins e ilustrações de Denise Rochael, da Editora Franco, traz os contos popularizados as margens do Rio São Francisco. E não faltam histórias para um grande rio que nasce em Minas Gerais e corre pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas até despejar-se no mar. Faz parte do acervo de obras adquiridas.
  • O livro "SALADA, SALADINHA", organizado por Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona, com ilustrações de Marcelo Cipis (Editora Moderna), é uma coletânea de parlendas que integram a série: "Panela do Mingau", com adivinhas, trava-línguas, parlendas e outros. Além das parlendas possibilitarem várias estratégias, principalmente nos processos de alfabetização, as organizadoras organizaram por tipo, como: parlendas de pedir, de pular corda, de brincar, de arrepiar, etc., o que facilita o planejamento do professor. O livro foi distribuído pelo PNBE/MEC-FNDE, de 2008.
  • "HISTÓRIAS DA ONÇA E DO MACACO", é uma seleção de contos do folclore brasileiro, recontadas por Vera do Val (uma premiada contista radicada na Amazônia), brilhantemente ilustrados por Geraldo Valério, de MG (com trabalhos no Brasil e exterior). Ao lembrar vários contos populares com a onça e macaco, a autora traz o encantamento das fábulas no cotidiano. Da Editora WMF Martins Fontes, o livro foi distribuído pelo PNBE/MEC-FNDE, de 2015, com ênfase ao 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental.
  • Em "AMIGOS DA ONÇA", Ernani Ssó, narra contos do folclore ampliando o repertório das histórias envolvendo a enigmática onça, tão presente no imaginário popular rural, em 12 histórias do folclore mundial, cheia de manhas e artimanhas. As belas ilustrações são de Marilda Castanha e a edição é da Companhia das Letrinhas e  faz parte do acervo de obras adquiridas.
  • Na temática das lendas, na Coleção Paraíso da criança I, da Editora Edelbra, o livro "QUERO-QUERO", das Séries Brasileiras, narra sobre uma ave, típica das coxilhas do Rio Grande do Sul, que servia como sentinela entre os índios, avisando dos perigos da noite. A história resgata a importância da preservação da fauna e da integração do homem com a natureza, podendo auxiliar também na temática da Educação Ambiental.  Faz parte do acervo de obras adquiridas.